TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Cultura Alemã de Joinville comemora 25 anos com cerimônia especial
-
Foto: Divulgação -
Evento celebra legado de preservação cultural e homenageia personalidades que contribuíram para a valorização da história germânica na cidade
Nesta quinta-feira (3), a partir das 19h30, a Cultura Alemã de Joinville celebrará seu Jubileu de Prata com uma cerimônia especial para convidados na Sociedade Harmonia Lyra. Fundada em 1999, a entidade tem como missão preservar e promover as tradições e raízes germânicas na cidade.
Um dos marcos mais reconhecidos da organização é o projeto "Domingos Musicais" (Domus), que realiza apresentações de música no Cemitério do Imigrante desde 2001. O evento, que já está em sua 218ª edição, consolidou o local como um centro cultural em Joinville. Segundo o presidente de honra, Carlos Adauto Virmond, “a Cultura Alemã conseguiu, nestes 25 anos, alcançar todos os objetivos a que se propôs, em especial consolidar os Domingos Musicais no calendário cultural de Joinville."
A escolha da data de fundação, 3 de outubro, coincide com as celebrações do Dia da Unidade Alemã, que marca a reunificação do país após 40 anos de separação.
Além dos Domingos Musicais, a entidade realiza semanalmente encontros de conversação em alemão, coordenados por Raulino Roskamp e Norma Kricheldorf. Outra tradição preservada é a "Homenagem ao Imigrante", que acontece todos os anos no aniversário de Joinville, com a deposição de uma coroa de flores no túmulo dos pioneiros da cidade.
O ponto alto da comemoração será a entrega do Troféu Hilda Anna Krisch, em reconhecimento aos esforços na preservação cultural. Este ano, os homenageados são a senadora Ivete Appel, a Sociedade Harmonia Lyra e o advogado Carlos Adauto Virmond, idealizador dos Domingos Musicais. O troféu, criado pela artista plástica Marli Swarowsky, simboliza um abraço entre a cultura contemporânea de Joinville e a tradição alemã.
Deixe seu comentário